Educação física na educação infantil
CRECHE ESCOLA
PROJETO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ROZENDO CÂNDIDO DE OLIVEIRA FILHO
GRADUANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
FORTALEZA
2012
Introdução
As aulas de Educação Física na Educação Infantil são importantes para o desenvolvimento das crianças.
De acordo com MELLO (2001, p.97): “As crianças necessitam de um trabalho com Movimento direcionado às suas vidas, engajado no trabalho dos demais componentes curriculares da Educação Infantil, para que ela possa ver a relação da Educação Física com a sua vida, com a aquisição de conhecimentos e não apenas a relação com o esporte e a saúde”.
Este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de conteúdos voltados para o desenvolvimento motor da criança, através de brincadeiras lúdicas, movimentos relacionados à postura corporal, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, ou seja, trabalhar as três modalidades gerais: cognitiva, afetiva e psicomotora.
O desenvolvimento psicomotor está sujeito, em primeiro lugar, a uma série de leis biológicas em grande parte relacionadas ao calendário maturativo. Mas, como ocorre com o desenvolvimento físico em geral, o desenvolvimento psicomotor está longe de ser uma mera realidade biológica, é também uma porta aberta à interação e, portanto, à estimulação.
É nesse conceito que, este projeto busca interagir e estimular para o desenvolvimento psicomotor dos alunos dessa creche escola. Pois, a importância dessas atividades motoras para a criança, não é só de ampliar o “conceito” motor, mas, também, desenvolver as noções pertinentes ao esquema corporal, estruturação espacial, orientação temporal, lateralidade, relaxamento, e postura corporal.
Metodologia
Trabalhar o desenvolvimento psicomotor da criança.
Conteúdos a serem trabalhados
Socialização Orientação espacial Qualidades Físicas Expressão corporal
Socialização
Construindo o próprio desafio
A influência da brincadeira