LM Lesão Medular
Neurofisiologia
Profª.: Marina Vianna
Lesão Medular e seus aspectos psicológicos
Patrícia Viana
Definição:
A lesão medular traumática (LMT) é uma síndrome incapacitante neurológica que se caracteriza por alterações da motricidade, da sensibilidade superficial e profunda e por distúrbios neurovegetativos dos segmentos do corpo localizados abaixo da lesão. A maior parte das lesões medulares acontece devido a um traumatismo da coluna vertebral. Podem gerar uma paraplegia, que envolve os membros inferiores ou a tetraplegia que envolve os quatro membros. Essas lesões envolvem não somente as mudanças clínicas físicas, neurais e endócrinas, mas também exercem um grande impacto sobre a auto-estima e imagem corporal dessas pessoas. A LMT provoca um grande choque psicológico, pois gera uma série de mudanças na aparência, no funcionamento do corpo e no dia a dia da pessoa.
A Lesão Medular (L.M.) é uma condição com significativas manifestações clínicas incapacitantes e permanentes, geradas por insuficiência parcial ou total do funcionamento da medula espinhal, decorrente de uma lesão que afeta a integridade anatômica deste órgão.
A lesão medular obviamente também implica limitações físicas, em que se incluem a função sexual. Obviamente, a gravidade desta disfunção irá variar com o tipo de lesão.
Aspectos Psicológicos
"A lesão medular constitui-se numa perda da integridade física, promovendo a mudança da imagem corporal e a desestruturação psíquica". - Macedo SP, Chiattone HB, Lianza S, Vieira MSR. (1995)
O processo de elaboração e transformação a partir da experiência da L.M., o sentido que o indivíduo atribui a esta experiência e as reações que manifestará dependem de fatores internos e externos como o nível sócio-econômico, a disponibilidade ou não de recursos e a cultura na qual se está inserido.8 Sujeitos que tem um nível sócio econômico baixo, não tem muitos recursos disponíveis (como por exemplo, transporte) e que