LM II
Comentário I:
A escritora Bell Hooks levanta em seu livro questões atuais para melhorar a prática docente. Através de um discurso de autoridade, pois fala sobre sua própria trajetória de vida, sendo mulher e negra, passa por experiências singulares de uma sociedade fragmentada pela segregação racial, marcada por sexismo e diferenças sociais. Revela a importância de transgredir as regras e buscar uma sociedade pautada na justiça social e no poder transformador do amor.
No capítulo 3, “Abraçar a Mudança”, Hooks introduz a ideia de que é preciso uma “verdadeira revolução de valores”. Desse modo a forma de ensinar deverá ser revisada e substituída para a aceitação da existência do multiculturalismo. Para que seja possível, assim, a descentralização do saber, do modo de aprender ocidental, para que possamos entender e aceitar o outro. A autora se vale das ideias de grandes pensadores pra sustentar seus argumentos. Na passagem abaixo, de Martin Luther King, representa grande valia para esse estudo.
“a estabilidade do mundo, desta grande casa onde habitamos, terá de envolver uma revolução de valores que acompanhe as revoluções cientificas e libertarias que englobem a terra. Teremos de deixar de ser uma sociedade orientada para as “pessoas”. Quando as máquinas e os computadores, a ambição de lucro e os direitos de propriedade são considerados mais importantes que as pessoas, torna-se impossível vencer os gigantes trigêmeos do racismo, do