TCC Edriane
Edriane de Fátima Gómes de Morais Andrade1
Resumo
Por ser o primeiro contato que as crianças têm com o mundo escolar a Educação Infantil está repleta de brincadeiras que podem ser usados com enfoque didático dentro da sala de aula como, por exemplo, os jogos didáticos e educativos. Sua utilização pode ajudar no desenvolvimento social, psicológico e na aprendizagem das crianças. O objetivo é determinar que atividades lúdicas mais contribuem para promover o desenvolvimento cognitivo e social de crianças inseridas na faixa etária de quatro a cinco anos e refletir sobre o potencial dessas para proporcionar à criança avançar em seu desenvolvimento cognitivo e social. Espera-se que este estudo possa contribuir para ampliação do interesse dos educadores para aplicação das atividades lúdicas nas classes infantis como parte do processo de aprendizagem. Para desenvolver o estudo proposto neste projeto será realizada uma pesquisa bibliográfica tomando como fonte de dados artigos científicos, livros e procura em sites especializados a fim de obter maiores esclarecimentos sobre o tema.
Propiciar à criança o aprendizado de uma forma mais dinâmica e interativa é fundamental para a sua formação. Não se pode negar que o aspecto positivo do lúdico é a construção do ser que age, que interage, se relaciona e se manifesta possibilitando que a criança ainda nos primeiros anos vá desenvolvendo suas habilidades cognitivas e afetivas. O lúdico pode ser expresso pela combinação de diversos tipos de jogos e brincadeiras.
Palavras chave: lúdico, brincadeira, Educação Infantil.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, sobretudo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, visando à ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. Buscou-se