O que Literatura
O que é Literatura?
“Aos meus amigos, digo o seguinte (...):
Agora vocês ainda não têm propriamente nenhuma norma, e devem dá-la a si mesmos. Perguntem-se a cada poema se ele contém uma vivência, e se tal vivência os incitou. Vocês não foram incitados se continuam sempre chorando uma amada perdida pela distância, infidelidade ou morte. Nada disso tem valor, ainda mais se sacrificam assim habilidade e talento”. (Goethe, Escritos sobre Literatura, 2000)
“[...] Meu conselho: procure ser original e, na medida do possível, inteligente, mas não tenha receio de parecer estúpido: a liberdade de pensamento é necessária, e só quem não teme escrever bobagens pensa de maneira livre. Não apure demais, não lapide, seja desajeitado e audacioso. A concisão é irmã do talento. Lembre-se também de que as declarações de amor, as traições de mulheres e maridos, as lágrimas de viúvas, de órfãos e de outros mais, já foram descritas há muito tempo. (“Carta 44 Para Aleksander P. Tchekhov”, in A P. Tchekhov: Cartas para Uma poética, Edusp, 1995)
“Meu fácil me enfada. Meu difícil me guia. Quase todos os livros que eu estimo e absolutamente todos os que me serviram para alguma coisa são difíceis de ler”. ( Paul Valéry, Cahiers)
“Literatura é linguagem carregada de significado.
Literatura é novidade que permanece novidade.
A literatura não existe num vácuo. Os escritores têm uma função social definida, exatamente proporcional a sua competência como escritores.” (Erza Pound, ABC da literatura, Cultrix)
“Literatura se organiza pela economia de meios – condensa significados possíveis. A literatura multiplica ambiguidades e com isso desloca o hábito de seu lugar confortável. Nesse sentido, é revolucionaria e nisto mostra uma utilidade. Passa-se a olhar o mundo inusitadamente”. (Afrânio Coutinho – Notas de Teoria Literária)
“Lidar com palavras é um oficio que exige artes de mágico e de lógico ao mesmo tempo. O escritor é um artesão da palavra”. (Afrânio