Problema De Pesquisa Cristiano
Cristiano Rodrigues de Lima
Administração 4º/5º Período
Março/2013
Instituto Pernambucano de Ensino Superior
Cristiano Rodrigues de Lima
Administração 4º/5º Período
1. Justificativa:
Diante das transformações do mercado, as empresas estão cada vez mais competitivas e comprometidas com seus funcionários. Desse modo, profissionais capacitados são imprescindíveis para atuar nas organizações. Por tanto, se faz necessário investir na seleção de pessoal, para que se torne mais eficiente evitando gastos desnecessários com novas admissões e demissões freqüentes. No entanto, a rotatividade de pessoal pode gerar vários problemas. Acredita-se que a rotatividade não é uma causa, e sim um efeito de diversas variáveis como a falta de motivação, a carga horária excessiva, entre outros. Nesse contexto, serão identificados os fatores motivacionais que interferem na rotatividade, a partir da visão dos ex-funcionários.
Das justificativas apresentadas no texto acima e da necessidade de aprofundarmos nosso estudo sobre rotatividade de pessoal, será analisado o seguinte problema: Quais os principais fatores que contribuem para uma elevada rotatividade pessoal na empresa de Call Center São Longuinho? Tendo isso como base, sustentamos a seguinte hipótese de trabalho: verificar que práticas de seleção de pessoal, falta de motivação e até que ponto as exaustivas jornadas de trabalho apresentam correlação com o alto nível de Rotatividade de Pessoal.
2. Objetivo geral:
Investigar os principais fatores motivacionais que contribuem na rotatividade de pessoal, a partir da visão dos ex-funcionários da São Longuinho.
3. Objetivos específicos:
Identificar até que ponto a deficiência na seleção de pessoal causa as demissões dos funcionários;
Identificar de que modo a falta de motivação interfere na demissão dos funcionários;
Identificar até onde as exaustivas jornadas de trabalho contribuem para as