Lixões
São depósitos de lixo, sem nenhum tratamento, com a diferença de que são institucionalizados, isto é, autorizados pelas Prefeituras, é por isso que ainda temos tantos lixões.
Esses depósitos causam poluição do solo, das águas que bebemos e do ar, pois as queimas espontâneas são constantes. atrai a população mais carente e desempregada, que passa a se alimentar dos restos encontrados no lixo e a sobreviver dos materiais que podem ser vendidos.
Aterros sanitários
Um aterro sanitário é um local onde resíduos são depositados e enterrados e é a mais antiga forma de disposição de resíduos. Historicamente, aterros sanitários é o método mais comum de se dispor os resíduos e por isso são encontrados em muitos lugares por todo o planeta.
Um grande número de impactos negativos pode ocorrer por causa de aterros sanitários. Esses impactos podem variar: acidentes fatais (exemplo: catadores enterrados sob pilhas de resíduos); danificação de infraestrutura (exemplo: estradas danificadas por veículos pesados ); poluição do meio ambiente local (como contaminações dos lençóis freáticos e/ ou aquíferos por vazamentos durante o uso dos aterros sanitários ou mesmo depois do encerramento dos mesmos); Liberação de gás metano pela decomposição de resíduos orgânicos (metano é um gás que agrava o efeito estufa, muitas vezes mais potente do que o dióxido de carbono, pode oferecer perigo aos moradores de uma área); abrigo de transmissores de doenças, como ratos e moscas, em especial nos aterros operados inadequadamente, que são comuns em países do terceiro mundo; oferece riscos aos animais selvagens; e simples problemas de poluição (exemplos: poeira, odores, insetos ou poluição sonora).
Resíduos Industriais
Alguns desses resíduos são extremamente perigosos. Podemos classificá-los como aqueles que têm um grau de risco maior, de flamabilidade, de corrosividade, de