Lixões
LIMEIRA 2014
Diego Mariano
Fernanda Pacheco
Roberta Mendes
Fim dos lixões até 2014 no Brasil: importância para o meio ambiente e possíveis destinos dos resíduos sólidos.
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) Semestral com o objetivo de avaliação do curso de Biomedicina, noturno do 8º semestre, apresentado à
Universidade Paulista – UNIP.
1. Introdução
O presente trabalho contém informações sobre o problema dos lixões no Brasil e no mundo, a quantidade de lixo produzido diariamente, as consequências geradas ao passar dos tempos e os possíveis destinos analisados e encontrados para o fim ou redução dos mesmos.
2. Lixo – Problema Ambiental e Mundial
O Lixo é um Problema Mundial hoje em dia, produzido toneladas diariamente. Mas depois vem a questão “O Que Fazer Com o Lixo?” E entre os possíveis destinos e ações os governos e pessoas acabam por escolher por meios mais baratos e menos sustentáveis. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo por ano, esse é um problema que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois de jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhidos diariamente.
O volume de lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população nos últimos trinta anos. Trinta bilhões de toneladas de resíduos sólidos são despejados no planeta todos os anos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de sujeira, a produção descontrolada de lixo traz consequências desastrosas ao ambiente e à saúde pública.
Cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia. São mais de 125 mil toneladas de restos de comida,