LIXOES
No Brasil, conforme dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2011, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), representante no Brasil da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, da sigla em inglês), a quantidade de resíduos sólidos gerados por dia é de 195.090 toneladas, 1,213 quilo por habitante, totalizando 61,9 milhões de toneladas de lixo produzidos em 2011 último dia 2 de agosto acabou o prazo estabelecido pela Lei 12.305 para estados e municípios acabarem com seus lixões e criarem sistemas de tratamento de resíduos sólidos. A medida legal foi aprovada em agosto de 2010 e deu quatro anos para governos estaduais e prefeituras se adaptarem às novas exigências, mas neste período muita gente não fez a lição de casa.
Um levantamento da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) mostra que, dos 5565 municípios brasileiros, quase 2700 pouco fizeram a respeito. A boa notícia é que a falta de iniciativa das administrações públicas abre um novo universo para quem quer investir no mercado de tratamento de resíduos sólidos.
Franquias apostam na expansão em aeroportos do País
Ex-motorista investe R$ 17 mil e fatura R$ 30 milhões anuais
Criador da Mercedes-Benz teve que penhorar ferramentas
As novas exigências ambientais criadas pela Lei 12.305 estão levando muitas empresas e entidades públicas e privadas a se preocuparem com a chamada logística reversa, que é o transporte de produtos – ou de seus resíduos, desde o ponto de consumo até o de origem, ou até sua deposição em um local seguro. Como nem todas as empresas e instituições têm uma