Lixões
Os depósitos de lixo produzem o chorume, líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente podendo chegar aos lencóis freáticos e contaminar toda a água do mesmo. Além disso, os lixões servem de abrigo para animais, que acabam por se contaminar além de servir de abrigo para diversos tipos de vetores.
Os incineradores apresentam a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos, além de distruir os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado, porém, o incinerador dispõe de equipamentos de limpeza de gases, tais como precipitadores ciclônicos de partículas, precipitadores eletrostáticos e lavadores de gases para conter a emissão de partículas nocivas no ar e também a emissão de dioxido de carbono.
As usinas de compostagem transformam os resíduos orgânicos presentes no lixo (materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados como papel, plástico, metal e vidro) em adubo, reduzindo o volume destinado aos aterros.
Eu desconheço os danos que estas usinas podem causar a não ser os danos comuns às outras como depósito de substâncias no solo, emissão de partículas nocivas na atmosfera, etc... Porém isso não quer dizer que todas as usinas tenhão este tipo de