Lixo Extraordinário
Vik Muniz, um artista plástico e dá vida ao lixo com materiais recicláveis, onde sua principal ideia era mudar a visão das pessoas á respeito da arte com o lixo. Sua família pertencia a classe média baixa quando pequeno e através de uma oportunidade da vida ele aprendeu a crescer suas ideias e coloca-las em prática. Sua vida não foi nada fácil, porém com muita persistência tudo se alcança.
Suas ideias são baseadas em imagens inusitadas, ou seja, a realidade, e colocadas em prática com a mistura do lixo. Seus materiais mais usados eram a areia, açúcar, fio e materiais recicláveis. Para ele faltava algo que fizesse ele se sentir bem e mostrar para as pessoas o que realmente elas são. Assim, surgiu uma ideia de que trabalharia fora de seu país e se envolveria com pessoas de outras classes, ou seja, queria mudar a vida de um grupo de pessoas com o mesmo material que elas já lidam, o lixo. Transformar material em ideia não é uma tarefa fácil, pois, terá que se envolver com pessoas de outras culturas para expor sua obra de arte usando o próprio material que elas já utilizam todos os dias para sustentar suas famílias.
O lixo utilizado nas obras de arte são todos recicláveis e quando usados possuem um valor acessível comparado a obras de artistas plásticos famosos. Seu valor se torna alto através dos materiais utilizados com as devidas normas. Os catadores tem um valor super importante na sociedade, pois são eles que separam os lixos jogados pela população sem separação, então eles que deveriam ser valorizados perante a sociedade, pois o seu trabalho é feito com tanto amor, dignidade e esforço que todos deveriam enxergar como eles são realmente, não estão naquela situação porque querem mas sim porque a vida lhes ofereceu essa prova para eles persistirem mesmo estando em classe baixa, eles ainda são humanos e possuem os seus direitos.
A vida é sempre cheia de surpresas, então, todos aqueles catadores são pessoas de bem, a vida