lixo estraordinário
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL II
1º SEMESTRE DE 2013
Nome: Ilayali Bambirra Machado
TRABALHO SOBRE O FILME “LIXO EXTRAORDINÁRIO”:
Junto com mais dois colegas, no máximo, procure:
1. Identifique os dispositivos e fenômenos grupais que aparecem no filme, descrevendo-os e identificando onde, em que cenas, eles aparecem.
O documentário relata a experiência do Artista plástico Vik Muniz em um aterro sanitário na cidade do Rio de Janeiro – Jardim Gramacho. A partir do relato da experiência de vida dos que trabalham lá, é produzido diversas fotografias dessas pessoas, onde cada um dos envolvidos são retratados na perspectiva da arte de Vik Muniz. Os fenômenos grupais são construídos, na vivência do cotidiano, da Associação de Catadores e seus representantes e do envolvimento pessoal do artista com os colaboradores que acabam participando do trabalho e tornando-se co-autores do processo artístico.
Os envolvidos, coletam o lixo necessário para a produção da obra e no galpão do artista, cada um separa os materiais que são reciclados e começa o trabalho sob a orientação de Vik. São feitas fotos no estúdio, as pessoas participam, se envolvem e criam expectativas quanto ao resultado final. O trabalho fica pronto, o resultado visto é surpreendente.
Tião, que era o Presidente da Associação dos Catadores, vai a Londres a convite do artista Vik Muniz. Há uma cena onde ele visita uma galeria de arte e aprende sobre vários outros artistas e suas obras e histórias, mudando assim a sua concepção sobre a arte e seu conceito. É realizado um leilão e a obra onde ele é retratado, é vendida.
No Rio de Janeiro, tem uma exposição das obras com alguns participantes da comunidade de Gramacho. No dia, aparece as cenas onde eles se preparam com as melhores roupas para estarem em evidência sob ao luzes da imprensa em seu momento de fama e reconhecimento. Considero que aquela cena é a mais marcante do filme, pois ali fica claro que através do