lixas
O PROCESSO DE LIXAMENTO proteção individual necessários para utilização da lixa com segurança. Basicamente existem os seguintes tipos de costados usados para lixas: (1) de papel, (2) de tecido, (3) de fibra vulcanizada, (4) de filme plástico, e (5) uma combinação, como papel e tecido. Estes cinco tipos de costados atendem as mais variadas aplicações e conseqüentemente, os diversos tipos de solicitações de esforço. As de papel, por exemplo, são sobretudo destinadas a superfícies planas. Enquanto isto, as lixas de tecido são usadas, devido à sua maleabilidade e robustez, nos trabalhos com formas arredondadas.
• Adesivo
São materiais orgânicos ou minerais, naturais ou sintéticos, utilizados para fixar o grão mineral no costado. Existem dois tipos de adesivos: (1) de resina, presente nas lixas utilizadas em máquinas lixadeiras, e (2) de cola, para lixas manuais. Os adesivos utilizados na fabricação de lixas encontramse geralmente quimicamente inativos.
Qualquer perigo potencial que o envolva (ou a qualquer aditivo) é indicado pelo fabricante nos rótulos, ou na impressão no costado da lixa. • Abrasivos ou grão mineral
Esta é a região da lixa que faz a operação de lixamento propriamente dita, removendo o material na superfície que está sendo trabalhada. Tais grãos são obtidos através de minerais triturados, sendo que a eficácia do lixamento depende da durabilidade, da forma e da densidade dos grãos, assim como do seu tamanho. Os minerais usados nas lixas são geralmente de baixa toxidade.
Eles são: (1) óxido de alumínio, (2) carbeto ou carbureto de silício, (3) óxido de alumínio zirconado, (4) óxido de alumínio cerâmico,
(5) garnet e (6) esmeril. Nas operações de lixamento, a quantidade de mineral abrasivo liberado é extremamente pequena quando comparada à quantidade de poeira que é gerada na remoção do material trabalhado.
INTRODUÇÃO
O processo de lixamento é essencial no