ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
SANTA TERESA
2013
SUMÁRIO
CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3
HISTÓRICO GERAL 4
Principais invenções 5
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NO BRASIL 7
TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O uso das novas tecnologias no âmbito escolar vem primeiramente como uma ferramenta indispensável para melhorar a relação entre os sujeitos e para melhorar o processo de ensino aprendizagem. Além de aproximar a sala de aula à realidade do aluno, já que essas tecnologias fazem parte de nosso dia-a-dia de maneira muito mais constante que temos consciência.
Ainda não podemos nos esquecer de que com o acelerado desenvolvimento tecnológico, essas ferramentas se tornaram mais úteis no contexto escolar, e se faz necessário conhecer o desenvolvimento dessas tecnologias na escola por meio do histórico. E essa pesquisa vem com o intuito de fazer uma reflexão sobre as tecnologias, bem como a melhor forma de aplica-las para a área da educação.
HISTÓRICO GERAL
30.000 a.C. - Acredita-se que os homens primitivos utilizavam as pinturas nas pedras para mostrar ao grupo, ou as crianças como caçar e o que eles poderiam enfrentar. E até mesmo para deixar documentados os registros das caças anteriores.
105 d. C. - A invenção do papel pelos chineses com a fibra de vegetais.
O termo tecnologia pode se tornar uma questão de referência, para tal época essas duas utilizações de recursos se mostraram importantíssimas para a questão da aprendizagem.
1600 – O uso de recursos audiovisuais foi proposto por Comenius, este autor ressaltava a importância das ilustrações na aprendizagem e escreveu o primeiro livro didático ilustrado em 1650.
As ideias de Comenius não foram muito difundidas na época até mesmo pela dificuldade em criar em massa essas ilustrações. O desenvolvimento dessa ideia teve