Bombeiros da Lixa
“Foi o sentimento de solidariedade humana que brotava generoso dos seus corações e a constatação de quão útil seria um corpo de Bombeiros Voluntários que nos momentos preciosos ocorresse a tentar salvar os haveres dos seus patrícios que trouxe à mente daquele punhado de briosos lixenses a ideia de concretizarem, na Lixa, a fundação de uma Associação de Bombeiros – facto assinalado no ano de 1889.”
Quando nasceu
Não se conhece, exatamente, como terá surgido na mente daqueles que quiseram entregar a este lugar uma nova Associação, apenas se sabe que durante o ano de 1889 concretizaram na Lixa a fundação Humanitária de Bombeiros Voluntários. Certo, é que em 16 de Julho de 1889 o corpo de Bombeiros já tinham nomeado, aqueles que seriam o 1º e 2º Comandante. Exato parece ser que, em 1 de Agosto do mesmo ano, os Bombeiros Voluntários da Lixa já estavam em efetividade de serviço.
Postos Entende-se facilmente que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Lixa só é possível existir, pois dentro de uma comunidade local, existem pessoas dispostas a uma doação sem contrapartidas. Ao longo do tempo, muita gente passou por ela formando o correspondente “Corpo ativo”, do qual fazem partes os postos de:
1º Comandante
2º Comandante
Aj. do Comandante
Aj. Equip. (Médico)
Chefe
Sub-Chefe
Bombeiros de 1ª classe
Bombeiros de 2ª classe
Bombeiros de 3ª classe
Enfermeiro
Maqueiro
Aspirante
Cadete
Voluntariado
Voluntário é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade, também é de modo comum interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.
O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer, etc.
O trabalho voluntário, ao contrário do