DIVERSOS
3
Usos da madeira na construção civil
Na construção civil, a madeira é utilizada de diversas formas em usos temporários, como: fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos. De forma definitiva, é utilizada nas estruturas de cobertura, nas esquadrias (portas e janelas), nos forros e pisos.
Para se avaliar comparativamente esses usos é apresentado na tabela 1 o consumo de madeira serrada amazônica pela construção civil, no Estado de São Paulo, em 2001.
TABELA 1 – CONSUMO DE MADEIRA SERRADA AMAZÔNICA PELA
CONSTRUÇÃO CIVIL, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2001
Uso na construção civil
Estruturas de cobertura
Andaimes e fôrmas para concreto
Forros, pisos e esquadrias
Casas pré-fabricadas
Total
Consumo
1000 m3
891,7
594,4
233,5
63,7
1783,3
%
50
33
13
4
100
Fonte: Sobral et al. (2002)
Nessa tabela observa-se que o uso em estruturas de cobertura representa metade da madeira consumida no
Estado de São Paulo. Neste uso, são empregadas peças simplesmente serradas, como vigas, caibros, pranchas e tábuas. Tais produtos são comercializados em lojas especializadas, conhecidas como depósitos de madeira, e destinam-se principalmente à construção horizontal, ou seja, casas e pequenas edificações (Sobral et al., 2002).
Na mesma tabela pode ser visto que a madeira usada em andaimes e fôrmas para concreto representa 33% da madeira consumida no Estado de São Paulo. Neste tipo de uso, a construção verticalizada é a principal demandante, com aproximadamente 485 mil metros cúbicos anuais. Esta quantidade representa 80% da madeira consumida nesse segmento da construção civil (Sobral et al., 2002).
O quadro completa-se com a madeira utilizada em forros, pisos e esquadrias, partes da obra em que a madeira sofre forte concorrência de outros materiais, e em casas pré-fabricadas.
Para atender a esses usos na construção civil os principais centros demandantes de madeira serrada, localizados nas Regiões