Tipos de Lixas
LIXAS CINTA
Consistem de uma tira de abrasivo contínua, devido à junção de suas extremidades, com largura e comprimento variáveis conforme especificações do fabricante ou pedido do cliente: as cintas estreitas têm largura até 600 mm, sendo as cintas de largura superior a 600 mm consideradas cintas largas.
O costado da lixa (base da ferramenta abrasiva) pode ser composto de pano ou papel pesado.
A lixa de cinta é rápida na remoção de materiais com mínima geração de calor sobre a peça-obra, sendo de fácil ajuste manual; seu uso é indicado para desbaste, acabamento e polimento de diversos materiais, como madeiras e laminados. Figura - Lixas Cinta
Fonte: Ita Abrasivos
LIXAS DISCO
As lixas disco recebem esse nome devido ao seu formato, podendo ser ainda subdivididas conforme suas propriedades:
Discos de Fibra
Este tipo de lixa apresenta grandes vantagens para a lapidação em materiais de difícil retificabilidade, como o Titânio, e é utilizado em grande escala em Ferro Fundido e Aço inoxidável, pois combina alta remoção horária a menor geração de calor, além de propiciar ótimo acabamento.
O costado destes discos é feito de fibras de alta resistência.
Discos de Lixa D’ água
Podem ser à prova d’água ou impermeáveis, possuindo as mesmas características das lixas folha, exceto pelo formato da base.
Discos Speed Grip
Esta classe de discos possui este nome devido à alta capacidade de aderência da lixa em relação ao material a ser polido. O seu uso é ideal para o lixamento de vedantes em móveis, acabamentos em verniz e seladores de madeira, pois com o calor gerado durante o processo, o revestimento especial se funde atuando como lubrificante, enquanto que lixas convencionais empastariam.
Estas propriedades são devido aos grãos cerâmicos e ao costado feito de papel reforçado. Figura - Discos Speed Grip
Fonte: Norton Abrasivos
Discos Speed Lok Troca Rápida
Estes discos servem para atingir áreas difíceis, tanto em