Metalografia
Professor (a):
Aluno:
METALOGRAFIA
Recife, Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A metalografia determina os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo de prova para análise macroscópica e microscópica, e é aplicada à todos os materiais e produtos metálicos ferrosos. Este procedimento é bastante importante, pois através dele é possível determinar várias características do material, possíveis causas de fraturas, desgastes precoces, entre outras falhas.
O material analisado foi um aço carbono SAE 1030 ( entre 27 % e 34 % de carbono), que tem como principais características: baixas resistência e dureza, boa sodabilidade, altas tenacidade e ductibilidade, baixo custo de produção, etc. É geralmente tratado termicamente.
Esse tipo de aço tem várias aplicações, tais como: chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, rodas de pontes rolantes, roldanas, flanges, mancais, corpos de máquinas, eixos, suportes, peças que trabalham sujeitos a pequeno esforço, etc.
METALOGRAFIA
No dia 15 de outubro, sob o auxílio do monitor Éden Ernandes, foi feito o procedimento experimental de metalografia qualitativa, que tem como objetivo observar a microestrutura do material e determinar quais são os microconstituintes que fazem parte de sua composição.
Para observação do corpo de prova no microscópio metalográfico (possui baixo campo focal) foi necessário que houvesse uma preparação da peça, para que ficasse plana e polida. Essa preparação se dividiu em três respectivas etapas, que serão detalhadas a seguir, são elas: Lixamento, polimento e ataque químico.
Preparação do Corpo de Prova
O lixamento foi a primeira etapa na preparação do corpo de prova, e serve para deixa-lo com a superfície plana. Nela foram utilizados quatro diferentes tipos de lixa (220, 320, 400 e 600) do tipo lixa d’água (usada