Livro02 01
Desenvolvimento Sustentável
Recuperação de Áreas Degradadas
Capítulo 2
Recuperação de Áreas
Degradadas
Wagner Nunes Rodrigues
Lima Deleon Martins
Daniel Pena Pereira
Marcelo Antonio Tomaz
21
Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, Minas Gerais: Exigente, como a vida!
Atualidades em
Desenvolvimento Sustentável
1. INTRODUÇÃO
A crescente pressão devido àdemanda por áreas aptas para atividades agrícolas, buscando suprir a expansão da população mundial,vemcausando a redução das formações vegetais naturais, com consequente esgotamento de recursos naturais.
Um processo de degradação que chega a uma taxa de 0,1% ao ano tem sido relatado nos solos agrícolas do mundo, com uma perda na ordem de cinco milhões de hectares por ano. Essa degradação está relacionada principalmente a práticas agrícolas inadequadas, a pressão populacional e a exploração inadequada dos recursos naturais. Levantamentos mundiais registraram que 15% dos solos de regiões habitadas do planeta foram classificados como degradados devido às atividades humanas (OLDEMAN, 1994). A distribuição desse total de áreas degradadas no mundo é apresentada na Figura 1.
Figura 1 - Distribuição do total de áreas degradadas no mundo (Adaptado de OLDEMAN, 1994).
O processo de degradação ambiental devido às atividades antrópicas ocorre desde épocas antigas. O desmatamento e a pecuária causaram grandes problemas de erosão durante os períodos clássicos grego e romano. As práticas conservacionistas adotados pela civilização inca se perderam
22
Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, Minas Gerais: Exigente, como a vida!
Atualidades em
Desenvolvimento Sustentável
devido à destruição do império e a introdução de culturas e tecnologias espanholas. A irrigação adotada pelos sumérios causou salinização dos solos (TOY & DANIELS, 1998; SOUZA, 2004).
Na América do Sul, os processos que são considerados mais responsáveis pela degradação são o desmatamento, o superpastejo, as atividades agrícolas