An Lise Do Livro Did Tico
As minhas observações das aulas ocorreram na Escola Municipal Maria Conceição Borges, todas realizadas em turmas do 8° ano. As observações se deram em uma quinta-feira, dia 27 de Novembro de 2014, no dia o professor acompanhado tinha quatro horários nas turmas 8°A, 8°B e 8°C (sendo que nessa última eram dois horários seguidos). Observei que o professor tinha um bom controle disciplinar sobre as turmas, pois com minha chegada em cada turma houve certo alvoroço controlado rapidamente pelo professor. Todavia, notei que as três turmas têm características diferentes: o 8°A pareceu mais comportada e interessada, enquanto o 8°B parece mais disperso e com sérios problemas de disciplina. Em relação ao 8°C, o professor não teve problemas, pois essa turma, devido a várias configurações especiais, tinha poucos alunos sendo mais fácil do professor controlar.
O que percebi, entretanto, é que a relação do professor com as turmas parecia ser bastante fria e distante. Não houve interação além de perguntas sobre o conteúdo dado e, quando houve algo parecido, o professor se mostrou bastante irritadiço e terminou o assunto o quanto antes. Em alguns casos, até mesmo perguntas em relação ao conteúdo pareceu irritar o professor. Todavia, o professor conseguiu responder a todas as perguntas.
O professor não utilizou materiais didáticos diferentes dos tradicionais quadro, giz, livro didático e, claro, saliva explicando o conteúdo de maneira descritiva. Nas quatro aulas acompanhadas o professor mostrou bom domínio dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, mas quando questionado pelos alunos nunca foi além dos exemplos dados pelo livro, isto é, em nenhum momento procurou um exemplo real para explicar a dúvida do aluno. Houve uma boa participação dos alunos quando solicitado pelo professor sem ninguém se recusar a realizar o que foi pedido, mas grande parte deles pareciam desinteressados e/ou entediados.
As aulas correram dentro do planejado pelo