livro escrava isaura
Essa historia acontece inicialmente em uma fazenda no Rio de Janeiro, onde a escrava, que tinha a pele branca, era bem educada, é assediada pelo seu senhor, chamado Leôncio, que é casado com a senhora Malvina. Isaura se recusava a ceder aos apelos do senhor Leôncio, que a castigava colocando-a na senzala, ela tinha muito medo do seu senhor, devido ele ter causado a morte de sua mãe. Por Isaura não aceitar os caprichos do seu senhor ele a manda para senzala para trabalhar com as outras escravas, mesmo assim ela se negava a ter qualquer coisa com ele, ela dizia que o seu Leôncio era seu proprietário, mas não era dono do seu coração, então enfurecido o seu ameaça de colocá-la no tronco. No entanto, seu pai, ex-feitor da fazendo, consegue tirá-la de lá e foge com ela para Recife. Em Recife, Isaura usa outro nome e vive escondida numa pequena casa com seu pai. Então, conhece Álvaro, por quem se apaixona e é correspondida. Ela vai a um baile com ele, onde é desmascarada e reconhecida. Álvaro, ainda que surpreso, não se importa com o fato de ela ser uma escrava e resolve impedir que Leôncio a leve de volta, inclusive tentando comprá-la. Mas não consegue convencer o vilão, e este leva Isaura de volta ao cativeiro na fazenda.
Leôncio está praticamente falido e, com o objetivo de conseguir um empréstimo do pai de Malvina, consegue se reconciliar com a mulher, afirmando que Isaura é quem o assediava. Então, para punir Isaura, Leôncio manda que ela se case com Belchior, jardineiro da fazenda.
Entretanto, Álvaro descobre a falência de Leôncio e compra sua dívida, tornando-se proprietário de todos os seus bens, inclusive de seus escravos. No dia do casamento de Isaura, antes que se celebrasse a cerimônia, Álvaro aparece e reclama seus direitos a Leôncio. Vendo-se derrotado e na miséria, Leôncio suicida-se. Tudo termina, portanto, com a punição dos culpados e o amor de Álvaro e