livro a escrava isaura
Londrina PR
Aluno: Rodrigo Pessoa nº: 27
Professor(a): Neide
2º TED
Seminário de a escrava Isaura
Tendo o livro A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães (1875) como fonte para a elaboração do tema de nossa pesquisa e partindo do requisito História e Literatura, buscamos analisar a mulher, suas conquistas, seu desempenho na sociedade, seu relacionamento familiar, a sua vida. Levando em conta que a obra foi publicada em meio ao Romantismo, que teve como característica principal à idealização da mulher, bem nítida no romance.
A personagem Isaura representa a mulher idealizada no mundo imaginário, a expansão da fantasia.
Isaura não aceita em ceder aos apelos de seu dono, como sua mãe no passado que pelo mesmo motivo foi submetida a um tratamento tão cruel pelo pai de Leôncio que acabou morrendo.
Com o objetivo de forçá-la a ceder, Leôncio manda Isaura para a senzala, trabalhar com outras escravas. Sempre conformada com seu destino de escrava, aceita tudo passivamente, no entanto não cede a Leôncio, afirmando que ele como proprietário, era senhor de seu corpo, mas não de seu coração.
Leôncio muito enfurecido ameaça de colocá-la no tronco, entretanto seu pai, ex-feitor da fazenda, consegue tirá-la de lá e fogem para Recife (PE). Em um outro lugar Isaura passa a se chamar Elvira e vive escondida em uma pequena casa com seu pai. Acaba conhecendo Álvaro por quem se apaixona e é totalmente correspondida. Em um baile que vai a companhia de Álvaro, Isaura é desmascarada e reconhecida. Ele, mesmo ficando surpreso com o fato dela ser uma escrava, não se importa, tentando comprá-la para impedir que Leôncio a levasse embora, mas não consegue. Ela acaba voltando ao cativeiro na fazenda.
Como Leôncio está praticamente falido e tem o objetivo de conseguir um empréstimo com o pai de sua mulher, Malvina, tenta reconciliar-se com sua esposa dizendo que Isaura é quem o assediava. A