trabalho maluco
Design & Tecnologia 03 (2011)
UFRGS
www.pgdesign.ufrgs.br
Novas Perspectivas para o Design: Designers como Agentes de
Desenvolvimento Local
M. G. Prestesa,b e L. F. G. Figueiredob a b
magprestes@gmail.com
PósDesign - Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
Resumo
A crise do determinismo e do pensamento linear nos situa em um período de transição: dos mitos de dominação e progresso produtivista para a busca por inovação e cenários futuros de sustentabilidade. Dentro desse contexto, o desenvolvimento local ganha espaço, porque estimula produções locais, ao mesmo tempo em que satisfaz a necessidade de indivíduos de perpetuar tradições e serem reconhecidos por suas identidades.
Designers, como os profissionais que fazem interface entre produção/consumo, encontram novas direções em sua atuação, tornando-se capazes de desenvolver sistemas que incentivam pessoas a expressar suas capacidades, ao invés de permanecerem focados em um consumo crescente de produtos. O artigo descreve, através de revisão bibliográfica e abordagem sistêmica, designers como agentes de desenvolvimento local. Para tanto, reporta projetos do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design, da Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis, Brasil, conectada à rede internacional DESIS. Como resultados, são identificados: a abordagem sistêmica, design gráfico/embalagem e cocriação como indutores de motivação social, competitividade de mercado e aprendizagem. Por fim, é possível concluir que a ação do design junto a grupos humanos facilita mudança, devido sua capacidade de criar redes e soluções sistêmicas, que podem ser os primeiros passos em direção a uma sociedade sustentável.
Palavras-Chave: Inovação Social, Design Sistêmico, Comunidades Criativas, Sustentabilidade.
New perspectives for design: designers as agents of local development
Abstract
The crisis of determinism