analise do livro A escrava Isaura
ÍNDICE
Introdução 03
Analise Literária 04
Conclusão 06
INTRODUÇÃO
Esta é uma analise sobre um livro da época do Romantismo. Como exemplo, o meu livro A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.
ANALISE LITERÁRIA DO LIVRO “A ESCRAVA ISAURA”
Bernardo Guimarães nasceu em 1825 na Cidade de Ouro Preto (MG). Em 1848 fez faculdade de Direito. Em 1852 foi morar em Catalão, onde foi nomeado juiz municipal. Em 1875 escreveu “A escrava Isaura”, sua obra mais famosa, que o elevou à condição de destaque no cenário literário nacional, que lhe rendeu elogios de D Pedro II, e lhe ofereceu o titulo de barão, todavia o rejeitou. Morreu em 1884, aos 58 anos.
Conta que Isaura é uma escrava muito bela que era submissa a mãe de Leôncio, mas ao morrer, Malvina, sua nora, se encarrega de cuidar de Isaura. Leôncio, filho único do comendador Almeida, tem uma paixão e muito amor por Isaura e a tenta seduzi-la de todo jeito, todavia Isaura resiste e sabe que se aceitar, magoaria Malvina. Malvina flagra Leôncio sediando Isaura e decide ir embora se a escrava não for. Miguel chega à casa de Leôncio com a quantia exigida pelo comendador para libertar a escrava, porem o comendador morre e ela permanece escrava. Malvina vai embora. Leôncio manda Isaura trabalhar na senzala e a ameaça de castigá-la no pelourinho, e Miguel sabendo disso foge com Isaura para Recife.
Leôncio ficou obcecado em encontrar moça escrava e coloca a sua procura detetives particulares. Álvaro conhece Isaura, que se disfarça por nome de Elvira e seu pai de Anselmo, e após muita insistência Álvaro convence Elvira a ir ao baile, lá é desmascarada por Martinho. Dr. Geraldo ajuda a Álvaro