Resumo Baseado No Livro Escrava Isaura
• Capitulo 1 – (O TRISTE CANTO DA ESCRAVA)
Nos anos do reinado Sr. D. Pedro II, havia uma fazenda situada município de campos de Goitacase, hamorniosa proporções, a casa apresentava a frente as colinas seu fundo era ocupado por senzalas, pátios, curais e celeiros. Havia na fazenda uma moça com voz melodiosa e suave, chamada Isaura, com cabelos encaracolados, sua pele aparentava uma leve palidez ou cor de rosa. Apesar de sua beleza ela era uma simples escrava.
• Capitulo 2 – (O PASSADO DE ISAURA)
Leôncio era filho único do rico comendador Almeida, proprietário da fazenda, na qual queria que seu filho estudasse, mas era um mau aluno. Viajou para estudar, mas só gastava o dinheiro do seu pai. Para adquirir fortuna casou-se com Malvina. Sua mãe que morava na fazenda possuía uma mucama, que após tanto sofrimento morreu deixando sua filha Isaura, a escravinha ficou sob os cuidados da senhora, que tempos depois falece, assim Malvina promete sob o tumulo da sogra cuidar de Isaura.
• Capitulo 3 – (COMEÇA O ASSÉDIO)
Henrique cunhado do Leôncio, ele era um rapaz bonito. Estudante de medicina, em suas férias resolveu visitar sua irmã na fazenda. Durante uma conversa com seu cunhado sobre a beleza da Isaura, o mesmo percebeu as intenções dele para a escrava Isaura, deixando Henrique indignado. Sua esposa Malvina quer cumpre a promessa que fez a sogra libertando a Isaura, mas Leôncio não quer causando isso uma discórdia entre ele e seu cunhado.
• Capitulo 4 – (A AMEAÇA DE LEÔNCIO)
Depois da visita do Henrique, Leôncio fez perguntas para Isaura sobre as insinuações rapazola, ele temia que Isaura tive-se contado algumas coisa sobre Leôncio e suas intenções por ela. A Isaura jurou a não ter contado nada. Que a Isaura amava muito sua senhora pensou em conta, mas desistiu não queria provocar desgosto a Malvina. Preferia antes morrer como sua mãe do que ferir essa senhora.
• Capitulo 5 –(A PAIXÃO DO JARDINEIRO