Livro didatico
Pensar em direitos humanos é pensar na constituição de preceitos e concepções que nos permitam compreender que, independentemente de origem, credo, cor da pele, orientação sexual, faixa etária e classe social, todos os sujeitos, respeitadas as diferenças culturais, sociais, históricas, vivem numa sociedade e são passíveis de direitos e deveres. Através do trabalho com a Diversidade em nosso ambiente escolar, podemos tratar construções como sexualidade e gêneros afim de não restringir seus significados e criar possíveis equívocos relacionados ao tema. É significativo lembrar que na contribuição para a formação do aluno o trabalho com a diversidade visa melhorar as relações familiares e na aceitação do “diferente”. A formação teórico-metodológica inicial da maioria dos professores não possibilita a aquisição de concepções mais críticas sobre a sexualidade. Sendo assim o Curso de Diversidade e Gênero vem de encontro com a necessidade de conhecimento com objetivo de favorecer o aprendizado do aluno acerca de conceitos pré estabelecidos pela sociedade.
REFERENCIAS
ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Tradução de Ciro Mioranza. 3. ed. São Paulo: Escala, 2009.
Portal educacional do Governo do Estado do Paraná http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=18 MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e Educação: Teoria e Política. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S.V. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis Vozes, p. 9-27,