O computador e sua ciência, como tecnologia educacional
Lato Sensu em Formação Docente para a Atuação em Educação à Distância
ELIANE LEÃO
O COMPUTADOR E SUA CIÊNCIA, COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias, no Curso Formação Docente para a atuação em Educação à Distância pela ESAB.
1. INTRODUÇÃO
O surgimento da informática e sua implantação no sistema educacional ocorreram nos anos 70. A partir do aparecimento dos computadores pessoais, aumentaram as possibilidades do chamado “ensino individualizado”, diante de programas baseados em modelos comportamentalistas de aprendizagem, que assumiram os conceitos do ensino programado e das máquinas de ensinar.
O constante e acelerado desenvolvimento das “novas tecnologias da informação e da comunicação”, a partir dos anos 80, trouxe novas opções de equipamentos projetados para armazenar, processar e transmitir informações, de modo cada vez mais rápido e a custos mais reduzidos, ampliando infinitamente suas possibilidades de utilização. No entanto, a melhoria automática do sistema educacional pela inclusão dos meios tecnológicos não era comprovada efetivamente, mesmo diante de tantas novidades tecnológicas. Os meios, por si só, não podem, nem devem, constituir o único campo de atuação e pesquisa da tecnologia educacional. É necessário levar em consideração a política de elaboração e difusão desses recursos, suas finalidades éticas, sua natureza e suas possibilidades de uso na educação.
Na tentativa de acompanhar essas novas exigências, as instituições escolares vêm incorporando novos parâmetros e conceitos no processo ensino-aprendizagem buscando nas novas tecnologias uma forma de enriquecer e diversificar a experiência educacional, oportunizando a aprendizagem sob diferentes pontos de vista. O antigo paradigma educacional estruturado a partir de um amontoado de conhecimentos e ignorando muitas vezes a capacidade