Livro Danilo Gandin
O presente trabalho foi desenvolvido pela disciplina de Planejamento Educacional pela aluna do 5° semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia .
O trabalho é um resumo do livro de Danilo Gandin que tem por titulo Planejamento Como Prática Educativa, onde tem por objetivos apresentar a utilização do método cientifico e da proposta de participação, como uma necessidade para o planejamento.
RESUMO
Livro :Planejamento :Como Prática Educativa
Autor: Danilo Gandin
Apresentação
Este livro pretende esclarecer a ação, compreendê-la, ajudar a explicá-la e assim torná-la mais eficaz na inspiração de se ter um planejamento.
Primeira Parte:
Por que não gostamos de planos?
A maioria dos planos alcança, numa boa hipótese, um lugar respeitável no arquivo da instituição a que se ligam ou no de outras, cujos membros se interessam elo estudo desses pretensiosos filhos da burocracia.
Uma dificuldade que muitos encontram ao ter que fazer um planejamento é pelo simples fatores que faz com que a eficácia de alguns planos não conseguirem alcançar o seu real objetivo como destacado no texto ; a própria existência do “ planejador” bloqueia a execução do plano. Parece claro que , se há “planejadores” ,há “ executores” e, depois, “avaliadores”. Infelizmente são poucos os “planejadores” e muitos os “executores”.
O fato de se pensar planejamento como uma “fabricação de planos” como um reunir de ideias, limita por muitas vezes as preocupações a uma etapa da elaboração, deixando assim as etapas de execução e de avaliação esquecidas.
Não podemos esquecer que o formalizo e a burocracia que nos regem, pois os experts indagam uma ideia que preenchimento de quadrinhos e formulários é o que se chama de planejamento.
Há ainda uma certa falta de capacitação das pessoas que planejam e até mesmo a das pessoas que coordenam a feitura de alguns planos, fazendo assim que a ineficácia de alguns planos sejam maior do que o real alcance de alguns objetivos com o planejamento.
Para que