Livro aprendendo ensinar
Organizadora: Maria Regina Guarnieri
Este livro divide-se em cinco capítulos, onde os profissionais vão abordar o Caminho Nada suave da Docência, defendendo também suas teses de doutorado, no primeiro capítulo, Maria Regina Guarnieri trata de algumas considerações sobre o trabalho docente a preocupação com a busca da competência profissional, a autora realizou vários estudos de como vão adquirindo essa competência para ensinar, a diferença do que tem e do que não tem essa experiência, essa profissão só acontece quando o professor avalia sua prática e detecta as condições do seu trabalho e vai exigir dele como esta sua atuação e vai poder assim saber como esta sua formação acadêmica, o que acaba exigindo uma reflexão crítica, buscando assim saída para problemas, conflitos e as dificuldades postas pela prática. No processo de aprender a ensinar dos professores iniciantes eles desistem de utilizar os conhecimentos adquiridos para evitarem conflitos, pois ele sonha com modificações rápidas e concretas em curto espaço de tempo, mas acabam aderindo ao modismo.
Pois as pesquisas mostram que o professor enfrenta dificuldades para realizar seu trabalho porque o estágio em que se encontra a formação básica e a continuada, não tem favorecido as articulações necessárias entre a formação teórica acadêmica e os conhecimentos naturais do universo escolar.
No segundo capítulo, Rita de Cássia da Silva trata das crenças dos professores, pois é no cotidiano escolar que o professor aprende e desaprende, estrutura o aprendizado, faz descobertas e constrói suas crenças.
O professor passa por várias mudanças, tanto na vida social quanto na profissional, porque antes de ser professor é um ser humano.
É através das relações que ele estabelece e acredita que vai construir suas crenças e seus saberes, pois esses saberes estão ligados com as relações que teve enquanto filho, aluno, professor e através disso,