Livre Comércio
A Inclusão da Educação Ambiental Escolar
A educação ambiental é mais um desafio para o ser humano enfrentar, deve ser acima de tudo uma transformação social que conscientiza o homem com os deveres diante a natureza e o planeta, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
Os professores serão fundamentais no processo de concientização dos alunos, expondo os problemas ambientais, buscando desenvolver atitudes sadias, respeitando ao meio ambiente, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.
A educação ambiental deve converter-se em uma experiência vital, alegre, atrativa, criando sentidos e significados, que estimulem a criatividade para execução de projetos para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática e participativa, com ações corretas com o meio ambiente. Certamente os alunos serão os fiscais de suas famílias e da sociedade .
Abordar temas como reciclagem, consumo racional da água, poluição ambiental, efeito estufa, aquecimento global, ecossistemas, desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais, por meio das atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, os alunos poderão compreender os problemas que afetam a comunidade onde vivem, refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia.
Essas atitudes são primárias no sentido de preservação, o governo precisa investir em pesquisas de produtos e embalagens biodegradáveis, energia limpa, ampliação da rede de esgoto e seu tratamento, em melhoria da coleta de lixo e incentivar usinas de reciclagem de lixo.