livraria cultura
AMANDA LIMA
CRISLAINE SANTOS
ELISA BAER
LEDIANE CHUÉ
PROPOSTA DE TRABALHO DE CONSULTORIA PARA A LIVRARIA CULTURA EM CURITIBA
CURITIBA
2014
AMANDA LIMA
CRISLAINE SANTOS
ELISA BAER
LEDIANE CHUÉ
Trabalho apresentado à FACET Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Planejamento Estratégico, do 5º período do Curso de Administração de Empresas, sob orientação do Professor Adriano Toledo.
CURITIBA
2014
Proposta de trabalho de Consultoria para a Livraria Cultura em Curitiba
A História da Livraria Cultura tem como alicerce a iniciativa de uma mulher extraordinária, Eva Herz, que viu em seus livros uma oportunidade de ajudar no orçamento da família e começou a emprestá-los em troca de dinheiro. O insight da matriarca deu início à trajetória dessa conhecida livraria, hoje com 67 anos no mercado brasileiro, presente em 19 cidades espalhadas pelo país (cinco em São Paulo, uma nas cidades de Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Ribeirão Preto, duas nas capitais Brasília, Recife e Rio de Janeiro, além das customizadas Geek.Etc.Br). Seu principal diferencial está no acervo que conta com mais de 8 milhões de títulos livros, além de 600 mil em música, games, revistas e uma linha de produtos exclusivos. Um outro referencial está nos funcionários, que além de manter sua individualidade, não usando uniformes, estão empenhados em oferecer ao consumidor um conceito que vai além da simples venda de livros. Os colaboradores mostram-se bem informados e têm total liberdade para fazer indicações de compras aos clientes.
Mesmo com o avanço do livro digital, as megalivrarias mantêm o panorama de expansão, uma vez que boa parte do crescimento está representado pelas