fdcfkmas
743 palavras
3 páginas
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DENSÍMETROPara determinar a concentração de açúcar do mosto elaborado, pode-se trabalhar com um densímetro ou com um sacarômetro. A tabela no verso contempla as duas modalidades.
O densímetro possui uma escala para determinar a densidade durante o processo de elaboração do mosto, bem como a atenuação do extrato durante a fermentação. Necessita-se de um cilindro volumétrico (proveta) de
250ml, preferencialmente de vidro. Como qualquer densímetro é calibrado a 20 °C e o mesmo não possui uma tabela de correção para temperatura, é necessário um pequeno recipiente com gelo e água para ajustar a temperatura da amostra em torno de 20 °C.
Os procedimentos são os que seguem:
Para coletar a amostra, procure usar um recipiente que foi previamente esterilizado com água quente ou produto sanitizante.
Coletar aproximadamente 250 ml de amostra em um recipiente e coloque em outro recipiente com água e gelo tipo (banho maria) movimentando o recipiente até que a amostra atinja aproximadamente 20 °C.
Caso a amostra esteja carbonatada, a mesma deverá ser descarbonatada. Isto pode ser realizado de duas maneiras: >
Passar a amostra de um recipiente para outro em torno de 20 vezes;
>
Colocar a amostra em um erlenmyer de 500 mL, tampar a boca do erlenmyer com a palma da mão e sacudir o mesmo soltando o gás periodicamente, até não ter mais gás na amostra. Colocar a amostra no cilindro e o mesmo em uma superfície plana. Mergulhar o densímetro da amostra e girar a haste levemente, aguardar a estabilização do densímetro. Visualizar a densidade descrita na haste através do menisco (Vide desenho abaixo).
Leitura
O uso do densímetro é muito simples basta mergulhá-lo na solução se pretende medir a densidade e este flutuará indicando a respectiva densidade numa escala graduada.
A água ao contactar com uma superfície sólida forma uma ligeira curvatura chamada menisco.
A leitura da densidade deve ser feita pela parte superior do menisco.