literatura e interpretação de texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
UNIDADE OSASCO
SERVIÇO SOCIAL
1º SEMESTRE
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
ATPS
Cledna Rodrigues Teixeira - 7125526658 Edneia Nunes da Silva - 6947444604 Helena Rosa de Oliveira - 6953475261 Maria José Paulino Matos - 1299513475 Maria José da Silva Costa - 7194539493 Neuza Aparecida da Silva - 1299516133
OSASCO
JUNHO/2013
1. DEFINIÇÃO DE LEITURA
Neste capitulo refletiremos e compreenderemos o conceito de leitura apontado por vários teóricos na literatura, e a comparação das definições.
1.1 Leitura na escola: livro, biblioteca
Neste texto podemos ver a preocupação dos professores com relação à prática da leitura nas escolas. Eles perceberam o desinteresse dos alunos com relação à leitura. Talvez pelo modo com é desenvolvido, não se torna interessante nem prazeroso. Pensando em como mudar este quadro nas escolas, começam a pensar como melhorar a prática da leitura.
Quanto maiores forem os recursos materiais e pessoais para organizar o trabalho, maior a chance de tornar mais adequada, mais consistente a prática de ensino. Começa então argumentar em favor de uma aula destinada ao ensino de leitura, que é a aula de Biblioteca em Classe. Procurando inovação e provocar o prazer na leitura. Uma educação com métodos mais ativos, menos autoritária com maior participação dos alunos.
Uma educação menos livresca mais moderna, articulada ao livro com consulta, pesquisa e também recreação. A biblioteca escolar é compreendida como sendo da mais alta relevância. A biblioteca de classe é diversificada com uma quantidade de exemplares, diversidade de autores, gêneros, estilos, temáticas etc. Com exemplares superiores ao número de alunos da turma, dando a eles o poder de escolher e trocar entre si os