Literatura na educação infantil
Problema: Como se apresenta a literatura de um modo geral, dentro da Educação Infantil?
Justificativa: O presente trabalho parte da importância que os Contos de Fada tem na formação do ser humano, seja pessoal ou cognitiva e principalmente no incentivo a formação do leitor na Educação Infantil. É através da leitura que o educando amplia sua visão de mundo, desenvolve sua imaginação, criatividade, expressão de ideias e o prazer pela leitura e ainda oportuniza situações em que a criança possa interagir no seu processo de construção do conhecimento. A criança ao ler ou ouvir uma história, seja ela de fadas, bruxas, monstros ou heróis, ela consegue viajar num mundo de imaginação infinito, onde a realidade e a imaginação se misturam e ela começa raciocinar, interpretar, e fazer suas próprias escolhas.
Levando em conta esse pressuposto, sabemos que a criança deve ter contato com o livro e consequentemente com o mundo das letras, desde muito cedo, pois a leitura é uma ponte para qualquer área do conhecimento e quanto mais se lê, mais se sabe e cada vez mais irá se aumentar a integração cultural entre professor e aluno. O incentivo pela leitura começa muito cedo, devendo dar-se por iniciativa de um adulto, que lhe ofereça diversas maneiras de contato com esse mundo, sendo de forma gradativa e prazerosa, principalmente pelo manuseio de livros, sejam eles dos mais simples até os mais sofisticados.
Apresentar diversos gêneros e uma variada obra para a criança é a função do professor de Educação Infantil, pois ao ver seu professor lendo e lhe oferecendo o contato com esse meio, que encanta e faz a todos viajar com as histórias, é que começa o incentivo a leitura e quando mais cedo se iniciar esse convívio com o mundo da imaginação, mais cedo a criança aprenderá a ter o gosto pela leitura.
A escolha deste tema baseia-se muito em minhas vivências como professora de Educação Infantil, onde o livro está cada vez mais presente