Literatura Infantil
A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização. (Cagneti,1996 p.7)
Até o século XVIII não se falava em literatura infantil, em livros escritos para este publico. As crianças liam as mesmas obras que os adultos. Sabe-se então que até este século a criança não era infantilizada, mas sim, vista como um adulto em miniatura, com as mesmas necessidades e características, que muitas vezes foram retratados em obras literárias como guerreiros com a mesma coragem e bravura que um guerreiro adulto. A partir do século XVIII a criança deixa de ser vista como um adulto em miniatura e passa a ser vista como uma criança, quem tem características e necessidades especificas. A infância é vista como uma etapa de preparação para a vida adulta, sendo que o pensamento infantil ainda não tem uma lógica racional. Nota-se também que a infância esta relacionada à maturação biológica e a dependência que elas representam à mediação do adulto.
Com a exclusão da criança, do meio social que antes tinha uma participação ativa, surgiu a necessidade da criação de uma organização social que atendesse a estas necessidades ocorrendo então à criação da escola como, uma instituição legal e aberta para todos os indivíduos presentes na sociedade. A Literatura Infantil se faz presente de maneira efetiva para que o adulto possa transmitir uma determinada visão de mundo em que os valores, formas de ser, idéias, e maneiras de conviver socialmente. Porém este conceito literal pode oferecer para a criança nova formas de pensar e agir apresentando-a um novo mundo