Literatura infantil
A Literatura Infantil é a arte cujo instrumento de expressão é a palavra. Devendo ser despertada pela leitura infantil, é na verdade, o marco inicial da formação pessoal e cultural da criança. E em razão da criança de hoje, sente-se cada vez mais desestimulada à leitura, resolveu-se fazer uma pesquisa seguida de proposta realizada com professores e alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino; Unidade Escola "Nazaré Rodrigues".
A proposta é fundamentada para a prática dos professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, propiciando à criança um maior interesse pela leitura, e um maior nível de conhecimento, estimulando sua imaginação e sua criatividade.
Apresenta-se o referencial teórico abordando o histórico da Literatura Infantil , seu desenvolvimento no Brasil e a importância segundo Carvalho. Aborda-se a educação e multimeios em que fazem um comentário sobre os meios audiovisuais tradicionais e atuais a utilização de multimeios na pratica pedagógica.
A análise e interpretação dos dados coletados através da pesquisa de campo, fazem parte da proposta metodológica, como planejar, executar e avaliar esta proposta a ser realizada na sala de aula.
Apresenta-se algumas sugestões a serem desenvolvidas pela comunidade, escola e aluno, finalizando-se com a conclusão e referência bibliográfica.
LITERATURA INFANTIL
HISTÓRICO
A literatura infantil iniciou no séc. XVII, quando a criança e a escola começaram a dar os seus primeiros passos, frente a sociedade da época. Século que marca o calendário artístico literário da criança com Perrault e Comenius .
Nos séculos anteriores o sistema de aprendizagem era indiscriminado e desordenados em comunidades que não eram escolas mas asilos monásticos, onde conviviam todas as idades, a criança não tinha tratamento especial específico e adequado à idade. No século XV , com a evolução da escola houve reações contra essa mistura de idades, mas restringido somente entre a classe