literatura infantil do seculo xv ao xix
Primeiras Publicações
" Como criações que devem ser mencionadas em plena idade média, temos (séc. V ao XV) os Isopetes que eram histórias de animais, escritas em versos e em língua "romance".
Século XV
"As crianças eram educadas por aias e preceptores, tendo para sua leitura diária cartilhas, catecismos e catões, dos quais a imprensa fez muitas edições". O catão (de Dionísio Catão, gramático latino) era um livro composto de frases curtas e graduadas para exercício dos principiantes na leitura." "Nessa época muitas cartilhas e abecedários devem ter sido impressos, a julgar-se pelo número das edições que ainda hoje se encontram. Não podemos esquecer que no princípio da literatura infantil sempre esteve presente a Pedagogia.
Século XVI
"O Século XVI é o século do Renascimento. Temos a constituição das novas nações. Grandes navegações, o descobrimento dos Portugueses e espanhóis. A invenção da pólvora,o esforço da colonização. Nas ciências Humanas devemos citar: Copérnico, Kepler, Galileu. Na religião acontece a Reforma de Lutero (1483 - 1546) e o período lastimável da Inquisição." "No campo da cultura e das artes, o movimento conhecido como o Renascimento, pelo retorno à Antiguidade Greco-Romana"
Século XVII
"Época do absolutismo e classicismo. Na França, na segunda metade do século XVII, durante o reinado de Luís XIV, o Rei Sol, surge declaradamente uma preocupação com uma literatura para o público infantil e juvenil." "São textos apoiados na Antiguidade Clássica ou em narrativas transmitidas oralmente entre o povo."
Século XVIII
"A época do pré-romantismo. O século dezoito é o século francês por excelência, é o século de Rousseau, que revolucionou o ensino. Seguindo o seu Emílio, manual prático de educação, há uma profusão de manuais educativos e recreativos." "O século XVIII foi um período pródigo para a Inglaterra. Surge o novo gênero que vai superar os demais, o romance, forma de ficção que se torna a