Violencia Sexual Infantil
VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL: UMA QUESTÃO SOCIAL
MANAUS/AM
2014
Elionay Batista Frota
VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL: UMA QUESTÃO SOCIAL
Projeto de pesquisa, apresentado como exigência para obtenção de nota, sob orientadora: Prof. Msc. Simy Laredo
MANAUS/AM
2014
RESUMO
A violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno frequente, mas pouco se conhece sobre o contexto em que ocorre e sobre suas consequências.
De modo geral, a violência é a negação, a usurpação e a violação das condições físicas, psíquicas, intelectuais, morais e de liberdade que garantem a vida em sociedade das pessoas, seja nas relações interpessoais seja nas coletivas. Desse modo, o conceito de violência inclui-se como objeto do Direito, uma vez que tem como referência o ato de ferir valores e princípios de convivência, gerando a injustiça, a infelicidade, a exclusão, a discriminação, a privação material e a privação da liberdade (de expressão, de religião, do exercício de uma cultura) e de convivência social equânime (Hayasida, 2005).
A violência causa transtornos não apenas físicos, mas também emocionais e psicológicos, afetando o bem-estar e a qualidade de vida das vítimas (Weaver, & Clum, 1995). Nas crianças e adolescentes vítimas de violência alguns dos transtornos são mais aparentes, como os sintomas físicos. Vários estudos comprovam que esta experiência afeta profundamente a vida das vítimas, deixando marcas negativas no seu desenvolvimento pessoal, social, sexual, escolar e no seu funcionamento psíquico, aumentando o risco de prostituição, drogadição, transtornos psicológicos, suicídio e reedição da violência, entre outros efeitos.
PALAVRAS CHAVE: VIOLÊNCIA, CRIANÇA, ADOLESCENTES, PSICOLÓGICO, FISICO, SOCIAL.