Resenhas
Amir e Hassan criados juntos brincavam juntos. Amir era filho de um homem rico e muito respeitado entre os afegãos, Hassan era o filho do empregado da casa de Amir. Hassan sempre fez tudo pelo amigo, inclusive o defendia das brigas de rua. Amir era covarde e se aproveitava da falta de estudos de Hassan, inventando histórias e significados de palavras, também sentia ciúmes quando seu pai parecia mais orgulhoso do comportamento de Hassan do que das atitudes de seu próprio filho. No inverno de 1975, Amir teve a chance de conquistar seu pai, vencendo o famoso campeonato de pipas local, e para que Amir chegasse em casa com o troféu , Hassan correu atrás da pipa azul. Em um beco, encontrou Assef, um garoto de família rica que odiava os hazaras como Hassan, e perseguia Amir, por este ser amigo de um hazara.
Assef brigou com Hassan, porque este não lhe entregou a pipa azul e também porque Hassan defendeu Amir, o ameaçou com o estilingue. Amir viu tudo escondido, sem fazer nada para ajudar Hassan.
Para não se senti culpado, Amir armou uma situação para mandar Hassan e o Pai Ali, embora de sua casa. Mentiu dizendo que Hassan pegou alguns presentes que ele ganhou de aniversário. Sabia que seu pai considerava esse ato, o único pecado de um homem. Quando seu pai perguntou a Hassan se ele fez mesmo isso, Hassan confirmou para proteger Amir da fúria de seu pai perdoou Hassan, contudo Ali foi embora com seu filho mesmo assim, para protegê-lo de Amir. Eles foram morar nos EUA.
Lá, Amir encontrou o amor do pai e de uma bela mulher chamada Soraya. Eles não tiveram filhos, seu pai faleceu de câncer. Porém, Amir vive um bom casamento e torna-se escritor. O passado de culpa e covardia vem à tona quando Rahin Khan, amigo de seu pai, pede para que ele o visite no Paquistão. Nesse encontro, Amir descobre que Hassan na verdade era seu irmão, filho do mesmo pai. Seu pai havia roubado-o direito dele e de Hassan de saber a