Literatura Hispano americana
Ao final da aula, você deverá ser capaz de:
1. listar as características Barrocas na poesia de Sóror Juana Inés de la Cruz e explicar a importância desta escritora para a nova sociedade hispânica em formação;
2. estabelecer em que tipo de teatro produzido na colônia espanhola enquadra-se o escritor Juan Ruiz de Alarcón e diferenciá-lo dos demais modelos importados da Espanha.
Aula 2: O barroco hispano-americano
O Século XVI é considerado decisivo para a Hispano-América, pois a transformação causada pela conquista e pela colonização, fez cair impérios e fez nascer novas sociedades, passando a América a estar vinculada à Europa por valores econômicos, políticos e culturais.
Aula 2: O barroco hispano-americano
Para complementar o que abordamos nesta aula, sugerimos que você acesse os seguintes endereços: www.eticaefilosofia.ufjf.br/7_2_irineide.html ; www.dartmouth.edu/~sorjuana/Commentaries/Pelayo/MPELAYO1.HTM ; www.dartmouth.edu/~sorjuana/Commentaries/Villaurrutia/Villaurrutia.html ; www.dartmouth.edu/~sorjuana/Commentaries/Vossler/Vossler.html ; http://galeon.com/sorjuana/rebeldia.htm ; www.geocities.com/Paris/LeftBank/2238/juana.htm ; www.vidaslusofonas.pt/sor_de_la_cruz.htm ; www.mexicodesconocido.com.mx/fiestas/fiestas.htm . O Barroco hispano-americano segue os moldes da produção européia: ao serem estabelecidas as novas cidades, fica proibida a circulação de obras de imaginação. Sendo assim, fica proibido também o intercâmbio entre as partes da América. Nesta época, destacam-se dois tipos de produção literária hispânica: o teatro e a poesia.
O teatro americano não é exclusivamente “teatro espanhol” produzido e realizado em terras hispânicas. Ao modelo herdado da Europa serão acrescentados fatores que lhe imprimirão caráter próprio e diferenciado. Um dos mais importantes é o substrato indígena, com suas danças e ritos bem peculiares. Percebe-se uma nova América nestes escritos literários,