Gestão ambiental
Há tempo a questão ambiental era uma realidade distante. Acreditavam que nossos recursos eram infinitos, mas a natureza se incumbiu de dar a resposta que precisávamos, e com isso criou uma necessidade de conscientização uniforme entre a utilização de nossos recursos e a garantia dos mesmos para gerações futuras. Podemos denominar este processo de Gestão Ambiental, e é em cima dele, através de estudos e pesquisas que gerou na atualidade uma discussão de peso.
Pesquisas comprovam um aumento significativo da temperatura devido ao efeito estufa. Mas o que é o efeito estufa?
Em miúdos a Terra em um processo natural recebe raios solares e refletem radiação infravermelha, partes desses raios são retidos por gases presentes na atmosfera resultando na elevação da temperatura terrestre, propiciando a vida em nosso planeta. Ai vem uma pergunta curiosa. Qual o problema do efeito estufa, se necessitamos dessa temperatura correspondente dele?
O problema é que a grande concentração de gases liberado como o CO2, CH4, N2O e os famosos CFC´s, resultam em um desequilíbrio energético no planeta, uma vez que estes gases espelham radiação recebida para a superfície, consideramos que a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera, do que a que recebe do sol, elevando a temperatura terrestre, resultando no conhecido Aquecimento Global, logo, desencadeia uma serie de fatores como o aumento de temperaturas, desequilíbrio no ecossistema, aquecimento das calotas polares, aumento dos níveis oceânicos, intensificação do processo de desertificação, multiplicação de secas, tempestades e furacões entre outros malefícios.O x da questão é que nós somos os responsáveis por esse acontecimento.
As figuras ilustram esse fato:
1.1Efeito estufa
1.2 Médias da temperatura Global 1.3 Variação do nível do mar
O pior é saber que grande parte dessa catástrofe é resultante da ação do homem. Grande parte desses gases é emitida