literatura- emilia no pais da gramatica
José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, no interior de São Paulo, no ano de 1882. Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho,Caçadas de Pedrinho e O Picapau Amarelo (1939).
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
A obra pré-modernista “Emília no país da gramática”, foi publicada em 1934, e conta uma aventura que Emília, Pedrinho, Narizinho, Quindim e Visconde de Sabugosa, percorrem pelo “País da Gramática”.Começa com Pedrinho no sítio de sua avó, Dona Benta.Apesar de estar em férias, ela o ajuda a estudar gramática, já que ele acha muito chato ter que decorar tantos nomes e regras.
Emília e sua turma aprende a gramática brincando de uma forma simples e clara. As normas gramáticas viram personagens distintos e uns até rigorosos, velhos que não aceitam mudanças como a dona Etimológica que por fim acabo aceitando as mudanças que Emilia fez nas