Emilia no pais da gramatica
*Maria Adailza
RESUMO:
Emilia no país da gramática foi publicado em 1934, Monteiro Lobato da asas a imaginação. através de Emília, narra uma envolvente aventura pelo país da Língua Portuguesa, a Portugália, onde as personagens descobrem o maravilhoso mundo que se esconde atrás das criticadas regras gramaticais. Conta a viagem de Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim, e Emília, estes fazem uma viagem pelo pais da gramática. Quindim, o rinoceronte, é quem leva todo esse pessoal até esse país e é ele quem explica tudo. Os personagem vão descobrindo à gramática de maneira fantástica. Aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade. Caminhando pelos bairros da cidade Portugália, brincando de criar palavras, interjeições, orações e conversando com as senhoras Etimologia, Sintaxe, Ortografia e muitas outras. Visitou o Campo de Marte onde vivem acampados os Verbos, Depois dos Substantivos são os Verbos as palavras mais importantes da língua. Só com um Nome e um Verbo já podem os homens exprimir uma idéia.trabalhou o conceito de verbo, todos os demais conteúdos pertinentes.
“Mas o homem obriga a gente a decorar uma porção de definições que ninguém entende. Ditongos, fonemas, gerúndios. . .(p.6)”
“— Não comece a falar difícil que nós ficamos na mesma — observou Emília. — Sons Orais, que pedantismo é esse? — Som Oral quer dizer som produzido pela boca, A, E, I, O, U são Sons Orais, como dizem os senhores gramáticos[...](p.7)”
“Os sons espalhados pelo ar, e que são representados por letras, fundem-se logo adiante em SÍLABAS, e essas Sílabas formam PALAVRAS — as tais palavras que constituem a população da cidade onde vamos. Reparem que entre as letras há cinco que governam todas as outras. São as Senhoras VOGAIS — cinco madamas emproadas e orgulhosíssimas, porque palavra nenhuma pode formar-se sem a presença delas. As demais letras