Monteiro lobato
Nesse trabalho estudaremos sobre a vida de Monteiro Lobato e sua mais famosa obra: a coleção Sitio do Pica-Pau Amarelo.
Biografia
José Bento Renato Monteiro Lobato, conhecido mais como Monteiro Lobato, foi filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato e nasceu em Taubaté, dia 18 de abril de 1882. Foi um grande escritor brasileiro e foi, também, um dos primeiros autores de literatura infantil em nosso país e em toda América Latina. Tornou-se, também, editor, criando a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional".
Foi alfabetizado pela mãe quando criança, e logo despertou o gosto pela leitura, lendo assim, todos os livros infantis da biblioteca de seu avô, o Visconde de Tremembé. Fez o curso secundário em Taubaté. Estudou no Instituto de Ciências e Letras de São Paulo e foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Ingressou, também, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na capital em 1904. E nesse mesmo ano, voltou para sua cidade natal aonde prestou concurso para a Promotoria Pública, assumindo o cargo na cidade de Areias, no Vale do Parnaíba, no ano de 1907.
Casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. E teve com ela quatro filhos: Marta, Edgar, Guilherme e Rute. Mesmo exercendo a sua formçao, Monteiro Lobato escrevia para vários jornais e revistas, fazia desenhos e caricaturas.
No dia 12 de novembro de 1912, o jornal “O Estado de São Paulo” publicou uma carta sua enviada à redação, onde destaca a ignorância do caboclo, criticando as queimadas e a miséria tornava incapaz o desenvolvimento da agricultura na região. Sua carta foi publicada e causou grande polêmica. Mais tarde, foi publicado um novo artigo "Urupês", onde aparece pela primeira vez o personagem "Jeca Tatu".
Em 1917, Monteiro Lobato mudou-se para Caçapava, onde fundou a revista "Paraíba". Nas 12 edições, teve como colaboradores: Coelho Neto, Olavo Bilac, Cassiano Ricardo entre outras