Monteiro Lobato
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Monteiro Lobato, em seus contos, também criticava alguns aspectos do país, como a burocracia, as condições sociais, o crescimento desordenado das cidades, entre outros assuntos. No período em que o escritor viveu entre 1882 a 1948, ocorreram intensas transformações nos campos econômico, político, social, científico e cultural, que causaram modificações significativas na sociedade brasileira. O conjunto dessas transformações influenciou a produção literária da época, tornando-se um dos elementos estruturais da obra de vários escritores.
Lobato foi um intelectual representativo da sociedade em que viveu, por apontar um caminho para construir um novo Brasil pautado na industrialização e na exploração dos recursos naturais presentes no território nacional, visando reverter seu subdesenvolvimento e melhorar a condição de vida da população brasileira. Sendo assim, destaca-se os principais acontecimentos do contexto histórico vivido por ele:
- a abolição da escravatura, ocorrida em 1888, seis anos após o nascimento do escritor;
- a mudança do regime monárquico para o regime republicano, que deu início à Primeira República, período marcado por uma rígida ordem oligárquica, que se estendeu de 1889 a 1930;
- a profusão de teorias importadas da Europa, que instrumentalizaram nossos intelectuais a interpretar o Brasil, gerando uma concepção negativa do país,