Psicomotrocidade
Licenciatura em Reabilitação Psicomotora - Escola de Ciências da Vida e do Ambiente - Psicomotrocidade III
Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
*Cariótipo pré-natal de criança com Trissomia 21
Docente: Professora Rita Bodas Discente: Ana Rosa Mesquita, n.º28519
Resumo: O presente trabalho o pretende expressar a revisão bibliográfica realizada no âmbito do estudo das dificuldades de aprendizagem e da psicomotricidade utilizando como método a Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca (BPM). Primeiramente, analisa-se o conceito e definição de aprendizagem, evidenciando as características apresentadas por crianças com dificuldades de aprendizagem. Em seguida, é desenvolvido o conceito de Psicomotricidade e de desenvolvimento psicomotor e a utilização da BPM.
Palavras-chave: Bateria Psicomotora de Fonseca, Dificuldades de aprendizagem, Psicomotricidade, Desenvolvimento psicomotor, Factores psicomotores, Estruturação espácio-temporal, Praxia Global, Praxia fina.
Introdução
A aprendizagem é um processo de aquisição de informação e de padrões de comportamento, que se reflecte no aumento do reportório de competências e em que a modificação do comportamento resulta da prática e da experiência (Barros, Pereira & Goes, 2008; Godinho, Barreiros, Melo & Mendes, 2002).
Esta constitui um elemento fundamental no desenvolvimento humano, em que aprender implica a retenção do que é adquirido pela prática e repetição (Godinho, Barreiros, Melo & Mendes, 2002). Fonseca refere que aprender envolve a focagem da atenção para captar o máximo de informação a partir dos estímulos presentes; a formulação e planificação de estratégias para lidar com as tarefas; a monitorização da performance até atingir os objectivos; o exame da informação disponível; a aplicação de procedimentos para