Projeto de leitura
INTRODUÇÃO
O projeto tem como foco o incentivo à leitura, procurando incutir no aluno a prática da leitura. Assim sendo, a escolha da obra “Emília no país da gramática” do escritor Monteiro Lobato, é o que consideramos mais oportuno e proveitoso nesse momento, pois estabelece uma relação com o cotidiano dos alunos podendo inclusive ajudá-los a entender a gramática de maneira divertida. O teatro é uma arte que envolve literatura e encenação causando encantamento e, com isso facilitando a compreensão e o aprendizado. O uso do teatro como ferramenta na educação traz a possibilidade de desenvolver e trabalhar valores e resgatar a autoestima dos participantes, que apresentam problemas de aprendizagem e até comportamentais, como afirma NAZARETH (2009):
A arte é libertária e o teatro é, sem dúvida, das Artes, expressão libertária por excelência. A possibilidade de “reviver” sentimentos e situações sem barreiras de tempo e espaço, de presenciar fatos de verdade ocorridos ou apenas existentes no imaginário do autor, possibilita resgate do indivíduo e da sociedade. PROBLEMATIZAÇÃO
Por acreditar que a leitura deva ser prazerosa, escolhemos uma das obras de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil. Na escola a gramática sempre foi considerada um estorvo para a maioria dos alunos, pela cobrança de escrever adequadamente, seguindo pontuações e regras. Na obra “Emilia no país da Gramática” pode-se encontrar uma maneira mais prazerosa de compreender as regras gramaticais e ao mesmo tempo praticar a leitura de uma obra da Literatura Brasileira. Nesta obra, Monteiro Lobato dá vida a imaginação, humanizando os personagens e personificando as palavras ao criar um país com a língua portuguesa e as regras da gramática.
RESPONSÁVEIS
Estagiárias do Curso de Letras da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE:
Anelisa Pereira,