Lista quimica
Prof. Paulo Cezar Tulio
Ligações químicas – Ligação covalente e forças intermoleculares.
1) O que diferencia uma ligação covalente de uma ligação iônica? Justifique.
2) Explique por que o Cl2 é uma espécie molecular estável em termos da estabilidade adquirida pelos átomos de Cl na molécula.
3) O NaCl é formado por pares iônicos Na+Cl-, ligação iônica. O cloreto de hidrogênio (HCl) é formado por moléculas onde a ligação é covalente. Em termos de propriedades dos átomos, como você explicaria que, mesmo com o átomo comum Cl, no NaCl a ligação é iônica e no HCl covalente?
4) O que significa uma ligação química covalente ser saturada?
5) O que significa uma ligação química covalente ser direcional? Exemplifique com a descrição da molécula do H2.
6) Tomando o que se sabe sobre a molécula do CH4, descreva por que foi necessário introduzir a hibridização de orbitais atômicos na teoria de ligação de valência.
7) As moléculas de CHCl3 e CCl4 são polares ou apolares? Como você explica isto para cada uma das moléculas?
8) Indique quantos orbitais atômicos s, p e d (quando for o caso), foram utilizados para obter os orbitais híbridos abaixo. Indique: o número de orbitais híbridos que se obtêm, a distribuição no espaço desses orbitais híbridos e qual a geometria.
a) sp3; b) sp2; c) sp; d) sp3d2.
9) Compare as moléculas de metano (CH4) e de etino (HC≡CH). Qual o tipo de hibridização e qual a geometria em cada molécula destas?
10) Considere a molécula SF6 (hexafluoreto de enxofre). Qual a hibridização, número de orbitais híbridos e geometria desta molécula? (Números atômicos: S = 16; F = 9).
11) Indique 5 moléculas polares e 5 apolares e faça a representação espacial destas moléculas justificando, por meio destas estruturas a polaridade ou não-polaridade das mesmas.
12) Por que a água (H2O) é líquida à temperatura ambiente e o gás sulfídrico (H2S), que