Lista de Verificação
8.1 Generalidades – Este item determina que a organização deve implementar processos de medição, análise e melhoria para garantir que o produto final e os procedimentos nele inseridos recebam melhoria contínua e estejam em conformidade com os seus requisitos. Havendo a possibilidade de se utilizar métodos e técnicas de estatística para verificar o desempenho e os resultados do Sistema de Gestão da Qualidade.
8.2 Medição e monitoramento
8.2.1 Satisfação dos clientes – A organização deve monitorar informações relativas à percepção de seus clientes, para verificar se os requisitos feitos foram atendidos. Para garantir a procedência dos dados e consequentemente uma pesquisa eficaz, devem-se determinar processos para obter informações sabre a satisfação e insatisfação dos clientes e posteriormente utilizar esses dados para proporcionar melhorias.
8.2.2 Auditoria interna - A auditoria interna é classificada como uma auditoria de 1ª parte, sendo executada pela própria organização em intervalos planejados, para verificar a conformidade no Sistema de Gestão de Qualidade. Deve-se elaborar um programa de auditoria e lavar em consideração os resultados de auditorias anteriores, assim como a condição e a importância dos processos que estão sendo auditados, bem como o escopo, a frequência e os métodos a serem utilizados. Um requisito muito importante é que a auditoria deve ser conduzida por uma pessoa que não executa o processo que está sendo auditado, esta medida evita que os detalhes mais minuciosos passem despercebidos. Caso seja constatada alguma não-conformidade, o encarregado pelo setor deve garantir que as correções e ações corretivas sejam aplicadas em tempo hábil.
8.2.3 Monitoramento e medição de processos – A organização deve implementar métodos apropriados de medição dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade. Esses mecanismos tem como objetivo assegurar que cada processo continue sendo capaz de alcançar o seu objetivo