lista de exercicios e resp
01 – O que é a Cetip e suas principais características? (Responda em, no mínimo, 10 linhas.)
02 – Diferencie mercado primário de mercado secundário.
03 – Qual o papel de um agente fiduciário em uma debênture?
04 – Quem pode lançar uma debênture?
05 – Diferencie oferta primária de oferta secundária de uma ação.
06 – Cite duas características de uma debênture.
07 – Cite duas hipóteses da teoria dos mercados eficientes.
08 – Diferencie, dentro do Sistema Financeiro Nacional, as instituições normativas dos intermediários financeiros. Qual o papel de cada um? Cite um exemplo de cada.
09 – Explique as características gerais da Escritura de Emissão de uma debênture. (Responda em, no mínimo, 5 linhas.)
10 – Explique as características gerais da emissão de ações ao mercado. (Responda em, no mínimo, 10 linhas)
A Cetip é um sistema operacional onde são registradas as transações com títulos privados, derivativos de mercado de balcão organizado (transações existentes entre duas partes e registradas em um sistema operacional que tenha acesso às contas de reservas bancárias no Banco Central do Brasil), realiza leilões de títulos privados, caso uma empresa ou instituição financeira requeira, e possui sistema de negociação para títulos nele registrados. Seu principal ativo são os Certificados de Depósitos Interbancários, que geram a taxa de juros DI. As transações não possuem garantia, na medida em que das mesmas não é exigida garantias pela Cetip. No entanto, o sistema só processa a transferência de posse de um título sob o pagamento do mesmo pela outra parte da negociação. Como a Cetip tem acesso, junto ao Banco Central, sobre as reservas bancárias, isso fornece segurança ao sistema. Uma vez que a transferência do título só ocorrerá após o Banco Central confirmar que o indivíduo tem recursos.
02 – No mercado primário, os recursos obtidos pela venda do ativo vão para o Disponível (no Ativo) e o Capital Social (no